História

Atuando no mercado Gaúcho e Nacional há mais de 60 anos, a DIPEBOR é uma empresa pioneira na comercialização e atendimento das demandas por produtos de borracha e hoje se coloca como uma verdadeira referência nesse campo de atividade.

A entrada no mercado se deu através do segmento automotivo e sua atuação voltada para o setor industrial decorreu de uma vocação natural em entender e atender as necessidades dos clientes por produtos de borracha.

O crescimento comercial da empresa possibilitou seu ingresso na fabricação de perfis e peças prensadas de borracha que, ao longo dos anos – por meio de uma forte e significativa atuação – consolidou a marca e a qualidade dos produtos DIPEBOR.

No inicio dos anos 2000 a DIPEBOR passou por alterações societárias e direcionou seu foco na produção e comercialização de produtos para o segmento industrial e residencial, atuando fortemente no fornecimento de material para Operação, Manutenção e Reparo nos diversos segmentos industriais..

Com uma equipe altamente qualificada a DIPEBOR está plenamente capacitada a apresentar soluções e prestar consultoria na aplicação de produtos de borracha. Desta forma, a DIPEBOR se traduz em uma empresa onde a experiência, a confiabilidade e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos reforçam cada vez mais a imagem de segurança para seus clientes e fornecedores.

Atualmente, com sua capacidade produtiva reativada, a DIPEBOR qualificou ainda mais suas condições técnico/comerciais e se apresenta como a melhor alternativa no suprimento de produtos de borrachas!

“Deixe sua preocupação com a aquisição de produtos de Borracha nas mãos de quem conhece.”

DIPEBOR: há 58 anos a soluções em Borracha!

HISTÓRICO
A DIPEBOR iniciou as atividades comerciais, no ano de 1954, na cidade de Porto Alegre, tendo como foco a venda de Produtos de Borracha para a Linha Automotiva.

A localização da primeira sede, na Av. Farrapos, facilitava o acesso de Clientes advindos do interior do estado. Esses se deslocavam de trem e ônibus até a capital em busca dos produtos que necessitavam e que a DIPEBOR vendia e, depois, retornavam para suas cidades com muita praticidade. Nessa época, o mercado automotivo era basicamente de reposição  de peças, tendo em vista que os carros eram importados e a oferta de veículos novos era bastante escassa. Isso, obrigava os proprietários e aqueles que os revendiam a fazerem sempre manutenção dos veículos, o que estimulava e incentivava o desenvolvimento de alternativas para as peças dos carros importados que trafegavam no RS.

A visão e competência empresarial de seus proprietários em aproveitar num primeiro momento a pouca oferta por peças e posteriormente o aumento da industrialização no Brasil e RS para oferecer seus produtos, foi à mola mestra que acabou impulsionando a DIPEBOR para um crescimento considerável nos anos que vieram.

Independente da forma e da proporção que o mercado se apresentou nos anos seguintes a DIPEBOR foi, com certeza, a maior incentivadora do desenvolvimento de fabricantes de peças de borracha de nosso estado. Com sua presença comercial forte e uma demanda por produtos bastante significativa a DIPEBOR acabou mostrando e repassando para os fabricantes, que começavam a surgir e crescer ao redor de Porto Alegre, a necessidade de acompanharem e suprirem esse mercado.

 

Durante as décadas de 60 e 70, do século passado, a DIPEBOR investiu muito na formação de sua imagem. Com sua visão empreendedora, competência no atendimento e intensa presença na mídia gaúcha, a DIPEBOR se tornou sinônimo de  Borracha no RS. Além do uso dos meios de comunicação de massa, a empresa tinha o hábito de interagir com seus Clientes através de mensagens personalizadas por correspondência e malas-direta promocionais, o que reforçava essa ligação comercial e a conseqüente fidelização dos mesmos, sendo uma das precursoras do que chamam atualmente de marketing de relacionamento.

Para se ter uma idéia, na copa de 1974 a DIPEBOR foi uma das patrocinadoras – no âmbito veículo rádio – da Copa do Mundo, e os investimentos na divulgação da empresa e seus produtos seguiram durante as décadas de 80 e 90.

Naturalmente a comercialização de produtos automotivos de borrachas acabou por levar a DIPEBOR a atuar no segmento Industrial, setor que também merecia cada vez mais atenção em virtude de suas demandas específicas. Assim, mantendo sua postura de vanguarda, a DIPEBOR passou a segmentar comercialmente e fisicamente as 2 frentes de negócios que passaria atuar: automotiva e industrial.

Isso permitiu que a empresa adotasse abordagens comerciais  e de atendimento distintas e diferenciadas que vieram a compor o cenário de atuação da empresa efetivamente durante um longo tempo. Assim, a DIPEBOR dispunha de 2 lojas para atendimento do segmento automotivo, no qual a da avenida Azenha veio a se tornar a principal referência – ainda hoje residindo no imaginário de grande parte da população da cidade – e uma loja para atendimento do setor industrial. Nesse segmento a DIPEBOR atuou fortemente, por exemplo, na venda de correias, tornando-se, no início dos anos 1970, em um dos grandes revendedores no Brasil deste tipo de produto, bem como de lençóis e pisos de borrachas.

Já na década de 1980, a DIPEBOR iniciou a implantação de sua própria fábrica de borracha, o que rapidamente a direcionou para a produção de peças prensadas e perfis de borrachas. Porém, no início da década de 90, ela foi desativada.

Geograficamente, a DIPEBOR dividia a cidade em 3 regiões que eram atendidas por 3 conjuntos de lojas: a da Azenha, sua mais tradicional loja, a da Farrapos, região de origem da empresa, a da Av. Assis Brasil e sua fábrica, localizada nos arredores do bairro Humaitá. Esta configuração permaneceu até os anos 1990, quando a conjuntura de mercado conduziu ao encolhimento de suas operações.

A chegada dos anos 2000 impôs as empresas um repensar sobre seus negócios e, com a DIPEBOR, não foi diferente. Desta forma, no inicio de 2002 – após uma reorganização societária – ela se reposiciona no mercado com uma estrutura mais enxuta e com uma única loja localizada na Av. Pernambuco, 1255, no entorno da Av. Farrapos, onde ainda permanece.

A atuação da empresa se volta, então, com mais força para o segmento industrial, de uma maneira geral, mas com mais intensidade ainda para os setores da construção civil, metal-mecânico, alimentício, petroquímico e coorporativo.

No ano de 2008, dentro das diretrizes estratégicas elaboradas para uma retomada paulatina do espaço destacado que possuía em tempos passados, a DIPEBOR  reativou sua capacidade produtiva com objetivo de mais e melhor atender seus Clientes.

Hoje a DIPEBOR se destaca por meio do fornecimento de produtos de Borracha e pela competência de seus colaboradores na identificação das necessidades dos Clientes, oferecendo alternativas de produtos e soluções adequadas  a cada um, personalizando um atendimento com agilidade e competência.

Desde 1954 soluções em borracha tem um nome: DIPEBOR!

> voltar para a Página Inicial